sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Quero começar a correr. O que fazer?

               Boa tarde e bem vindo ao Blog DX-3! Você tem o costume de correr? Se a sua resposta for não e você tem vontade de começar, o texto de hoje é perfeito pra você. Nós vamos citar 6 dicas para você que quer começar a correr, mas não sabe por onde começar e fica se perguntando se vale a pena ou não. Aqui no Blog, já fizemos um texto falando de forma direta sobre os benefícios da corrida, e hoje iremos dar algumas dicas e conselhos para você não ter nenhum tipo de problema na hora de começar a praticar essa atividade física, que é super saudável para mente e para o corpo. 

           1) Faça uma avaliação médica: Se você não está acostumado com a prática regular de atividades físicas, é de extrema importância que você procure um médico e faça um exame, de preferência busque um cardiologista e um ortopedista. Explique para ele sua intenção em começar a correr para que na hora H você não tenha nenhuma surpresa desagradável. Além disso, o médico especializado pode te dar dicas sobre a melhor forma de treinar para o seu biotipo específico.

              2) Calma: Você está começando a correr agora. No primeiro treino não saia dando piques longos e muito puxados. Seu corpo não está acostumado a esse tipo de exercício, e se você não tomar cuidado vai acabar ganhando mais problemas do que benefícios. Além disso, os resultados não vão aparecer logo após a primeira corrida. É necessário saber que as melhoras vão ir aparecendo com o tempo. Não desista!
            3) Mantenha a boa postura: Antes de cada treino realize alguns exercícios que melhoram a postura, como alongamentos (aprenda a se alongar de forma correta aqui), para manter a coluna ereta. Na hora da corrida mantenha os braços em 90°, para facilitar a propulsão e ajudar na postura. Fique atento à forma de pisar no chão, colocando primeiro o calcanhar e depois impulsionando com a parte frontal do pé. Isso evita o excesso de impacto nos joelhos, coluna e quadril. 

              4) De olho no equipamento: Uma das vantagens da corrida é a simplicidade do equipamento para quem está começando. Você vai precisar de roupas confortáveis e apropriadas e um tênis adequado ao seu tipo de pisada. Viu como é simples? Á medida que você for evoluindo, sua necessidade por equipamentos melhores e mais sofisticados vai surgir. Equipamentos como medidor de batimentos cardíacos, tênis mais caros, roupas especiais que te ajudarão a prevenir lesões e aumentar o desempenho, etc...

               5) Planeje: Adote uma planilha de treinos para as suas atividades. Controle e trace objetivos que você consiga acompanhar. A galera do Eu Atleta, com ajuda de alguns professores de Ed. Física, preparou uma planilha pra quem quer começar a correr. Clique aqui para imprimir o plano de treinos. Uma planilha é importante para que os objetivos não fiquem perdidos e o atleta consiga acompanhar exatamente o estágio em que se encontra. Algumas pessoas encontram na planilha uma forma de motivação para cada treino.

                6) Descanse: Fazer pausas e descansar é tão importante quanto correr. O corpo precisa se recuperar do esforço feito durante os treinamentos. Desrespeitar os limites do organismo é pedir para algo dar errado. O corpo precisa descansar para que as lesões não comecem a aparecer. Saiba e respeite seus limites.
  
               Agora que você já sabe o que você precisa para começar a correr siga essas dicas e dê início na planilha assim que possível. A melhora na sua qualidade de vida vai ser percebida em pouquíssimo tempo. Você ficará mais disposto, mais saudável e viverá de forma mais leve e tranquila. O que você está esperando? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado